• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Avenida dos Lagos, 440.

Pedra Branca, Palhoça - SC.

Cep 88137-100

48 2132-7828 / 7829

Plantão  55 + 48 99128-8414 

+48 99109-7076 +48 99149-8321 

Orgulhosamente criado com wix.com

Qual o tamanho da bagagem de mão?

19 Apr 2018

Na última semana, recebi uma mensagem de um cliente durante uma viagem a trabalho, ele estava muito chateado com a Latam, pois sua bagagem de mão teve de ser despachada. A bagagem estava dentro do peso exigido pela companhia de até 10 kg, mas as medidas não. Como havia contratado o serviço sem franquia de bagagem, teve que pagar para despachá-la.

 

Com o objetivo de evitar novas situações como essa, elaboramos este artigo onde explicamos as regras e as medidas exigidas por cada companhia aérea. 

 

 

 

 

O que diz a ANAC? 

 

ANAC define que o passageiro tem o direito de levar consigo na cabine do avião uma bagagem de até 10 kg sem custo extra. A Resolução n°400/2016, estipula que as companhias aéreas podem praticar a venda de passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por não utilizar esse serviço. 

 

Veja o que pode ser levado na bagagem de mão.

 

Resumindo, quando você adquire uma franquia sem bagagem, tem direito de levar consigo um objeto pessoal como uma bolsa, um notebook e apenas mais uma bagagem de mão de até 10 kg. Quando contrata a franquia com bagagem, pode levar a bagagem de mão mais uma bagagem de até 23 kg para ser despachada. Você também pode adquirir a franquia de bagagem depois, contudo, você vai pagar mais caro. 

 

Mas além do peso você também precisa cuidar o tamanho de sua bagagem, ela precisa caber no compartimento superior da cabine. Se estiver dentro das regras da companhia, mesmo que ela precise ser despachada você não paga nada. Mas se estiver fora das regras, você terá que despachar e pagar pela franquia.

 

Como cada companhia tem uma exigência, segue o peso máximo e as medidas das principais companhias brasileiras. Assim você não terá mais dor de cabeça.

 

Latam

 

O peso máximo da bagagem de mão varia de acordo com o voo e a tarifa.

  • Em voos dentro do Brasil em cabine Econômica, ou voos internacionais de/para o Brasil em cabine Economy, o limite é de 10 kg

  • Demais voos internacionais em cabine Economy, o limite é de 8 kg (voos que não envolvam o Brasil)

  • Em voos internacionais em cabines Premium Economy ou Premium Business, o limite é de 16 kg

  • Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Veja no site da Latam

 

Gol

 

O peso máximo da bagagem de mão na Gol não varia, segue a regra da ANAC, até 10 kg. Quanto as dimensões é preciso respeitar as seguintes medidas: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

 

Veja no site da Gol

 

Avianca

 

O peso máximo da bagagem de mão na Avianca também é até 10 kg. Todas as peças de bagagem, para voos nacionais e internacionais, devem ter no máximo 115 centímetros de altura, comprimento e largura. 

 

Veja no site da Avianca

 

Azul

 

O peso limite é de 10kg e a soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros.

 

Veja no site da Azul. 

 

Então é isso, antes de viajar tenha certeza que está tudo nos conformes com sua bagagem. Espero que não tenha ficado dúvidas. Até a próxima. 

 

 

 

 

Facebook
Linkedin
Please reload

Please reload

Please reload